The Social Dilemma
Recentemente vimos, no contexto da disciplina de psicologia, o documentário "The Social Dilemma" da Netflix. Tendo a duração de uma hora e meia, conta com a participação de (maioritariamente) ex-magnatas das redes sociais, tais como Tristan Harris (Google), Tim Kendall (Facebook e Pinterest) e Roger McNamee (Facebook), entre outros.
Através da reprodução exagerada do efeito das redes sociais no ambiente familiar -principalmente nos adolescentes- e do recurso a várias entrevistas a especialistas no ramo, o documentário fornece ao espectador uma visão daquilo que é o verdadeiro mundo obscuro por detrás da internet e as consequências provenientes do uso descontrolado da mesma.
Com efeito, esta mesma recorrência a testemunhos de ex-operadores da área tornam o The Social Dilemma mais apelativo - tanto para jovens como para adultos - uma vez que o seu conteúdo não se baseia somente em teorias da conspiração. Assim, a apresentação de provas assustadoramente credíveis por parte de fontes seguras suscita uma auto-reflexão e uma realização de que, de facto, nem tudo é o que aparece; ou seja, surgem as dúvidas: “Qual será a real dimensão das repercussões das redes sociais na vida dos seus usuários? E até que ponto somos nós influenciados pelas mesmas?”.
Por um lado, fica-se com a sensação de que não passamos de ratos de laboratório, sujeitos a experiências por parte daqueles que lucram da internet. Efetivamente, este documentário abre os olhos para o facto de que a nossa personalidade é explorada e as nossas pesquisas são guardadas e utilizadas como meio de controlo, tudo de modo a criar um universo digital que nos mantenha apegados aos aparelhos eletrónicos e seus derivados. Com efeito, são várias as vezes que as redes sociais parecem adivinhar algo que queremos, quando nós apenas comentámos isso com um amigo por mensagem ou até simplesmente numa conversa.
Por outro lado, há sempre que ter em conta que nada deve ser levado ao extremo. Da mesma forma que podem ter um impacto catastroficamente prejudicial na nossa vida, os telemóveis e redes sociais têm, sem dúvida, as inúmeras vantagens, nomeadamente a sua versatilidade. Assim, conclui-se que está nas mãos de cada um fazer de ambos uma influência positiva ou negativa no dia-a-dia.
Deste modo, com The Social Dilemma, a Netflix conseguiu dar origem a um documentário que alerta para uma crise com que nos deparamos na sociedade de hoje. É, por isso, perfeito para qualquer faixa etária, principalmente para aqueles que querem informar-se mais sobre temas polémicos atuais.
Deixamos, então, aqui um quiz que permite descobrir qual a vossa relação com as redes sociais e o nível de dependência do telemóvel. Sintam-se à vontade para partilhar o resultado no comentários do blog!
How addicted are you to your phone?
Sherlock Blogger
ah
ResponderEliminarah
ah