Hoje vou falar um bocadinho sobre o que é que influencia o nosso desempenho, mais especificamente de que maneira as pessoas que nos rodeiam o influenciam.
Será que as espectativas que as pessoas têm de nós afetam o nosso desempenho? A resposta a esta pergunta é sim e é disso que nos fala o efeito Pigmalião:
As nossas
crenças – influenciam – as nossas ações – influenciam – as crenças dos outros –
influenciam – as ações do outro – reforçam as nossas crenças…
O efeito de Pigmalião e também conhecido por efeito Rosenthal (já vos vou explicar a origem destes nomes) refere-se ao fenômeno que ocorre quando as pessoas melhoram o seu desempenho devido às expetativas que os outros têm delas serem altas.
O oposto deste efeito é o efeito Golem, em que as pessoas têm um desempenho pior quando os outros esperam pouco delas. Ambos são formas de profecias auto-realizáveis
O nome
Pigmalião vem da história do escultor Pigmalião que se apaixonou por uma das
suas estátuas, segundo a história a deusa Vénus terá dado vida à escultura,
confirmando a expetativa do escultor de viver com a sua amada.
O nome Rosenthal
vem de Robert Rosenthal que, juntamente com Lenore Jacobson, realizou um
importante estudo sobre como as expetativas dos professores afetam o desempenho
dos alunos.
Segundo estes dois psicólogos americanos: Professores que têm uma visão positiva dos alunos tendem a estimular o lado melhor desses alunos levando a que estes consigam alcançar melhores resultados; inversamente professores que não tenham apreço pelos alunos adotam posturas que acabam por comprometer negativamente o desempenho dos estudantes.
Este efeito também se pode observar em ambientes profissionais:
As
expetativas do gerente – influenciam – o comportamento que o gerente tem com o
empregado – influenciam – a expetativa que o empregado tem de si mesmo –
influenciam – o comportamento / desempenho que o empregado acaba por alcançar –
reforça as expetativas do gerente…
No entanto as expetativas devem minimamente evidentes, isto é, se o professor achar que o aluno X consegue alcançar melhores resultados, então vai mostrá-lo através da maneira como interage com o aluno, por exemplo através dos elogios e criticas que faz. Se não o fizer, isto é, se o aluno não tiver ideia nenhuma de que o professor tem expetativas altas para ele, então, não tem tanta tendência a corresponder-lhes.
Percebemos assim que também haverá uma relação entre críticas, elogios e o desempenho do ser humano. O que vos motiva mais, serem elogiados ou serem criticados? Qual dos dois é que acham que vos fará ter um melhor desempenho?
Eu honestamente achava que seriam as críticas. Pensava que as críticas despertavam uma necessidade maior de desafio, de provar que quem o criticou, ou disse que não era capaz, estava errado. Mas de pois de ver o programa 100 humanos percebi que não.
É um programa da Netflix em que 100 pessoas participam em experiências que visam responder a perguntas sobre o ser humano. 1 temporada, 8 episódios de 40 minutos.
Em cada episodio fazem-se várias experiências. E é numa delas (a segunda experiência do episódio 5) que procuram a resposta à pergunta que coloquei há bocado.
Na tentativa
de descobrir se serão as críticas ou os elogios a causar o melhor desempenho
ensinam uma nova atividade aos humanos e pedem para eles fazerem 2
performances. Mas no final da primeira vão ser avaliados com uma pontuação
numérica objetiva e, para além disso vão também receber uma critica ou um
elogio, independentemente da sua atuação.
É escolhido aleatoriamente quem é que é criticado e quem é que é elogiado. Por tanto, boa ou má a atuação pode receber tanto uma crítica como um elogio.
Dentro de
uma caixa há duas bolas, uma azul e uma encarnada. Se sair azul, o professor
alogia, se sair encarnada, faz uma crítica.
(Recomendo que vejam um bocado do episódio 5 da série 100 Humans da netflix, a partir do minuto 22,40 até ao final desta experiência)
Fica claro que a metade que recebeu elogios melhorou drasticamente a sua pontuação (+5.2 pontos) ao contrário da metade que recebeu críticas (em que a pontuação media desceu 3.2 pontos). E torna-se assim claro que o ser humano se sente mais motivado ao receber elogios do que ao receber críticas
Termino
assim a concluir que:
O efeito de
Pigmalião torna evidente que as expetativas que temos influenciam o desempenho
dos outros. Assim como as críticas e elogios que lhes fazemos.
Vejam este powerpoint para perceberem melhor estes conteúdos
Comentários
Enviar um comentário